O chocolate é adorado quase universalmente e tem vários benefícios para a nossa saúde, assim como desvantagens. Fique a conhecer os dois lados.
O facto de ter um sabor que muitos consideram delicioso faz com que seja uma tentação difícil de resistir, até porque porque provoca uma sensação de bem-estar quando o comemos. Dizemos-lhe os prós e os contras do chocolate, tendo sempre em conta que a palavra de ordem deve ser moderação.
Os benefícios do chocolate
O chocolate tem, na sua composição, substâncias com benefícios para a saúde já comprovados pela ciência. Vamos falar-lhe dos mais importantes:
Flavonoides
Ainda não há uma recomendação oficial da quantidade de flavonoides ou dos alimentos ricos em fitoquímicos que devem ser ingeridos para serem benéficos à saúde. Recentes estudos indicam que os flavonoides encontrados no cacau têm várias ações favoráveis, incluindo:
- Proteção antioxidante;
- Modulação da homeostase (processo de regulação) vascular, contribuindo, consequentemente, para a saúde cardiovascular;
- Redução da oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), assim como a tendência para a agregação plaquetária, evitando enfartes e AVC;
- Podem ajudar a diminuir o risco de alguns tipos de cancro.
Estes efeitos são ainda mais potenciados se a percentagem de cacau presente no chocolate for superior a 70%.
Teobromina
Presente nos produtos com cacau está também a teobromina, um fotoquímico com ação diurética, que atua como estimulante ligeiro do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos.
Vitaminas e sais minerais
O chocolate é ainda rico em minerais como o manganês, o potássio e o magnésio e contém vitaminas do complexo B.
As desvantagens
Não devemos ignorar que no chocolate existe também gordura, o que não torna esta tentação tão perfeita. No seu processamento, alguns tipos podem ter leite e gordura hidrogenada, tornando-os verdadeiros vilões para a saúde por aumentarem muito seu valor calórico. É importante lembrar que o chocolate preto com mais de 70% de cacau é a opção mais saudável, sobretudo se feito a partir dos grãos de cacau torrados. Mesmo assim, e mesmo que se trate de chocolate preto, não exagere.